Tempo de leitura: 3 minutos
Você já encontrou alguma mancha vermelha no branco dos olhos? Em sua maioria, elas não causam dor ou coceira, mas a pergunta é: devemos nos preocupar com elas? Essas manchas são benignas?
Para tirar todas as suas dúvidas, criamos este artigo. Nele explicaremos o motivo das manchas vermelhas e quais previdências tomar caso você esteja sofrendo com este problema.
Conhecidas como hemorragias subconjuntivais, essas manchas vermelhas afetam apenas uma pequena parte do globo ocular e, em sua maioria, não há nada com que se preocupar.
Em sua maioria, essas manchas vermelhas podem surgir devido a uma coisa totalmente alheia aos olhos, como por exemplo: ao espirrar ou tossir.
Em qualquer um destes dois exemplos, a pressão sanguínea sobe de forma temporária e durante esse pico de pressão, os minúsculos vasos sanguíneos nos olhos podem crescer e deixar um pouco de sangue vazar, desta maneira criando uma pequena “poça” de sangue no olho.
Em outros casos de hemorragia subconjuntival, a mancha vermelha pode aparecer devido a um trauma no próprio olho, como ao esfregar com muita força.
Mas vale frisar que, para identificar a causa da mancha vermelha no olho, é necessário procurar atendimento do oftalmologista, que fará a avaliação, e indicará o melhor tratamento para cada caso.
Tipos de manchas vermelhas
Reação alérgica
Quando falamos de reação alérgica, os motivos podem ser os mais variados, os seus olhos podem ficar irritados devido ao contato com poeira, ácaros, mofo ou substâncias químicas, como maquiagem ou shampoos. Todos estes exemplos podem provocar vermelhidão nos olhos.
Além da mancha vermelha, também costumam surgir coceira, lacrimejamento, ardência ou pálpebra inchada.
Arranhão no olho
Ao coçar o olho com força ou ao cair um corpo estranho (cisco) ele pode sofrer um arranhão. Isto porque a membrana que reveste o olho, camada de conjuntiva, é frágil e contém vasos sanguíneos que podem se romper facilmente.
Episclerite
Situada na camada do olho que reveste a córnea, a episclerite é uma inflamação que provoca uma mancha vermelha no olho, além de inchaço e, em alguns casos, o surgimento de um nódulo que pode se movimentar pela camada da episclera, chamado de nódulo episcleral.
Esta inflamação é benigna e autolimitada e mesmo não tendo uma causa totalmente esclarecida, em alguns casos pode surgir em associação com doenças autoimunes, reumáticas ou infecciosas.
Tratamento do derrame ocular
No derrame ocular ou hemorragia nos olhos, o tratamento depende da causa subjacente, ou seja, após o diagnóstico, a intervenção deve ser orientada pelo médico oftalmologista de acordo com as características e causas do derrame.
Na hemorragia subconjuntival, genericamente, não é necessário efetuar qualquer tratamento, uma vez que o sangue no olho desaparece, sem complicações, ao fim de uma ou duas semanas. Porém, em alguns casos pode ser necessário tratar ou, então, efetuar um controle da patologia subjacente, como o controle da hipertensão arterial, diabetes, etc.
Como “tratamento natural ou caseiro” o médico pode aconselhar a aplicação de compressas frias sobre o olho, o que pode fazer duas a três vezes por dia com uma duração que varia entre 5 a 10 minutos.
As razões para o aparecimento de manchas vermelhas nos olhos podem variar de acordo com o estilo de vida da pessoa e até mesmo com a idade e condições médicas (hipertensão, etc.).
Caso você esteja sofrendo com este problema, consulte seu oftalmologista e descubra a melhor maneira para tratar deste problema.
Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário, teremos o maior prazer em esclarecer suas dúvidas.