6 Sintomas que você precisa ir no oftalmologista com urgência

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe quais são os casos que são considerados uma emergência ocular? Em quais situações você precisa ir ao oftalmologista com urgência? Se você não sabe as respostas para essas perguntas, não se preocupe, muitas pessoas não fazem ideia também. E, para cuidar melhor da sua saúde, quanto mais informação sobre o assunto melhor.

A saúde dos seus olhos é de extrema importância, afinal de contas, a visão é um dos sentidos mais necessários para a nossa sobrevivência. Saiba agora quais são os casos de emergência ocular que te levam ao oftalmologista imediatamente!

Quando ir ao oftalmologista com urgência

1. A visão ficou ruim de uma hora para outra

Não é algo comum sentir a visão turva, embaçada ou duplicada de uma hora para outra. Qualquer perda de visão, mesmo que gradativa, tem que ser analisada pelo Oftalmologista, porém, quando essa perda aparece de forma rápida, geralmente é mais grave e tem que ser vista o mais rápido possível. As causas podem ser desde descolamento da retina, glaucoma agudo até tumores oculares.

2. Trauma

Um trauma direto nos olhos ou na região próxima é motivo mais que suficiente para um atendimento de emergência no oftalmologista. Não precisa ser necessariamente um acidente ou algo maior. Até mesmo uma queda dentro de casa ou trombar com alguém pode gerar um trauma no globo ocular. Isso sem falar em objetos pontiagudos como a quina da porta do armário, um lápis ou caneta e assim por diante.

Pode ser até mesmo que, por fora, não tenha acontecido absolutamente nada e tudo parece normal. Você não sente nem mesmo dor. Mas os sinais e sintomas podem vir depois e você pode ter um descolamento da retina, que poderia ser prevenido em alguns casos, se fosse no médico antes e realizassem medidas preventivas, como por exemplo laser na retina.

3. Contaminação por substâncias químicas

Estamos em contato constante com substâncias químicas. Produtos para o cabelo como shampoo, condicionador, hidratação e também produtos de limpeza de casa como detergentes, água sanitária e assim por diante. Todos esses produtos, quando em contato com os olhos podem causar sérios danos. E, caso isso aconteça, o mais importante é que lave muito os olho com água limpa em abundância e procure ajuda médica o mais rápido possível e leve também o produto que caiu no olho.

4. Olhos vermelhos

Quando uma parte do nosso corpo está avermelhada pode significar que um processo inflamatório, na maioria das vezes está acontecendo naquela região e isso não é diferente com os olhos. E, ainda mais grave, pode ser que o seu olho esteja com hemorragia, uma dilatação dos vasos ou ainda com glaucoma. Por isso, caso os seus olhos fiquem vermelhos, vá ao oftalmologista o quanto antes.

5. Perda súbita da visão

Já pensou o quão desesperador deve ser ficar sem enxergar de uma hora para outra? É claro que isso não significa que seja algo permanente, mas pode ser o sinal de uma problema pré-existente. As causas para essa cegueira repentina pode ser hemorragia vítrea ou macular, oclusão venosa ou arterial ou também descolamento de retina.

6. Dor intensa

A dor é outro sinal que o corpo dá de que alguma coisa está errada com os nossos olhos. Não estamos falando de uma dor crônica, ou seja, que se desenvolveu com o passar do tempo (nesse caso, você deve marcar uma consulta, mas não costuma ser caso de emergência). Estamos falando de uma dor aguda e intensa que pode aparecer de repente. As causas são várias, como trauma no globo ocular, infecção, glaucoma agudo e neurites

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais com os seus amigos e mostre para as pessoas em quais situações elas devem ir no oftalmologista com urgência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *