4 Benefícios da Cirurgia Refrativa

Tempo de leitura: 5 minutos

A cirurgia refrativa é um procedimento moderno, que tem por finalidade a ”correção do grau” dos olhos. É um procedimento  muito preciso e o processo de tratamento é controlado em todas as fases, desde o método escolhido até o pós operatório, levando em consideração as características individuais de cada paciente em particular. .

Com a cirurgia refrativa, é possível alcançar as propriedades corneanas ideais, obtendo assim os melhores resultados e eliminando a necessidade de usar óculos ou lente.

Preparamos um texto com benefícios da cirurgia refrativa. Leia mais a seguir!

O que é cirurgia refrativa?

A cirurgia refrativa revolucionou a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Hoje já estamos na terceira década de uso do laser e realmente vemos que a precisão e a segurança agora são um fato com essa cirurgia.

Ao se submeter a esta tecnologia avançada, é possível eliminar permanentemente a dependência de óculos corretivos ou lentes de contato.

Existem dois métodos para corrigir efetivamente pequenos ou grandes graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo: Laser Lasik e PRK.

O Laser Lasik é um dos tratamentos mais populares e difundidos para miopia, hipermetropia e astigmatismo, utilizando a mais avançada tecnologia para minimizar a inflamação pós-operatória, com resultados visuais melhores e mais rápidos.

A cirurgia envolve um estágio inicial no qual um retalho superficial é feito com alta precisão usando a tecnologia de laser, esculpindo a córnea  de forma que os raios de luz se concentrem na retina, corrigindo assim qualquer erro de refração.

O PRK é reconhecido por ser “sem toque”, pois o LASER é aplicado diretamente na córnea, removendo o epitélio com absoluta precisão e modificando sua curvatura.

Este método retém todas as vantagens do PRK clássico e tem uma duração mais curta.

Além disso, oferece recuperação de visão mais rápida, reduzindo significativamente as primeiras 24 horas após a cirurgia, pois a cicatrização do epitélio é mais rápida.

É um método  particularmente adequado para todos os pacientes que desejam os benefícios da cirurgia refrativa sem as desvantagens do método  Lasik e para aqueles que não são adequados para o LASIK.

O oftalmologista do seu cirurgião poderá resolvê-los e prepará-lo para o que esperar nas primeiras horas e dias de pós-operatório. Finalmente, deve-se notar que não há melhor método de correção do que o outro.

O método mais apropriado de correção para cada paciente é aquele que melhor se adapta às suas necessidades. Portanto, é um assunto que precisa ser discutido exclusivamente com seu médico.

Uma boa avaliação  pré-operatória do paciente e a análise  especializada antes da escolha do método a ser utilizado garantem excelentes resultados.

Benefícios da cirurgia refrativa

Há muitas vantagens para pacientes que decidem se submeter à cirurgia

  1. Elimina a necessidade de usar óculos e lentes

Essas vantagens geralmente estão associadas à capacidade do olho de ver sem a ajuda de óculos ou lentes de contato que impedem ou dificultam a atividade do dia-a-dia.

Por exemplo, aqueles que praticam esportes aquáticos ou qualquer outro esporte tendem a ser mais relaxados e se sentem mais confortáveis ​​em se exercitar, já que não precisam usar nenhum tipo de lente corretiva.

Em alguns casos, os pacientes também escolhem a cirurgia refrativa a laser para fins profissionais, pois óculos e lentes de contato são proibidos em algumas tarefas, como, por exemplo, a do piloto.

Além disso, para usuários de lentes de contato, a correção do laser libera a quantidade de tempo que eles precisam limpar e colocar diariamente por várias vezes ao dia.

2. Evita riscos de ceratite

Além disso, os usuários de lentes de contato, particularmente moles, correm um risco muito maior de danos irreparáveis ​​ao olho (ceratite) devido à presença de um corpo estranho comparado ao risco de cirurgia refrativa.

3. Economia

O custo de mudanças frequentes das lentes, exames, novos óculos e a compra de produtos de limpeza é bem maior se comparado ao  custo da cirurgia. Portanto, é uma opção bem mais econômica.

4. Mais elegante

Em alguns outros casos, existem simplesmente razões estéticas pelas quais algumas pessoas querem se livrar de seus óculos. Pois dependendo do grau, o óculos pode “pesar” na harmonia facial.

Vale lembrar que isso varia de pessoa para pessoa. Tem quem prefira o uso de óculos, enquanto outras pessoas querem se livrar dele. Ou seja, as razões e as vantagens que alguém pode ter diferem de pessoa para pessoa.

Todo mundo é responsável por si mesmo,e pode facilmente  decidir quando e se vale a pena se submeter a cirurgia refrativa.

A cirurgia refrativa é permanente?

O resultado da cirurgia a laser dura a vida toda. Em alguns casos, pode haver uma ligeira recaída com o resultado de que a visão esteja ligeiramente desfocada. Nestes casos, o paciente passa por um procedimento corretivo. No entanto, a maioria dos pacientes é submetida a uma única operação.

Riscos

Os riscos da cirurgia refrativa são baixos, aliás, é realizado vários exames antes do procedimento para fazer o planejamento da cirurgia.

O próprio médico indicará o que deve e o que não deve ser feito no pós-cirúrgico. E seguindo todas as informações, dificilmente ocorrerá alguma complicação.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *