Tempo de leitura: 5 minutos
A cirurgia refrativa é um procedimento moderno, que tem por finalidade a ”correção do grau” dos olhos. É um procedimento muito preciso e o processo de tratamento é controlado em todas as fases, desde o método escolhido até o pós operatório, levando em consideração as características individuais de cada paciente em particular. .
Com a cirurgia refrativa, é possível alcançar as propriedades corneanas ideais, obtendo assim os melhores resultados e eliminando a necessidade de usar óculos ou lente.
Preparamos um texto com benefícios da cirurgia refrativa. Leia mais a seguir!
O que é cirurgia refrativa?
A cirurgia refrativa revolucionou a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Hoje já estamos na terceira década de uso do laser e realmente vemos que a precisão e a segurança agora são um fato com essa cirurgia.
Ao se submeter a esta tecnologia avançada, é possível eliminar permanentemente a dependência de óculos corretivos ou lentes de contato.
Existem dois métodos para corrigir efetivamente pequenos ou grandes graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo: Laser Lasik e PRK.
O Laser Lasik é um dos tratamentos mais populares e difundidos para miopia, hipermetropia e astigmatismo, utilizando a mais avançada tecnologia para minimizar a inflamação pós-operatória, com resultados visuais melhores e mais rápidos.
A cirurgia envolve um estágio inicial no qual um retalho superficial é feito com alta precisão usando a tecnologia de laser, esculpindo a córnea de forma que os raios de luz se concentrem na retina, corrigindo assim qualquer erro de refração.
O PRK é reconhecido por ser “sem toque”, pois o LASER é aplicado diretamente na córnea, removendo o epitélio com absoluta precisão e modificando sua curvatura.
Este método retém todas as vantagens do PRK clássico e tem uma duração mais curta.
Além disso, oferece recuperação de visão mais rápida, reduzindo significativamente as primeiras 24 horas após a cirurgia, pois a cicatrização do epitélio é mais rápida.
É um método particularmente adequado para todos os pacientes que desejam os benefícios da cirurgia refrativa sem as desvantagens do método Lasik e para aqueles que não são adequados para o LASIK.
O oftalmologista do seu cirurgião poderá resolvê-los e prepará-lo para o que esperar nas primeiras horas e dias de pós-operatório. Finalmente, deve-se notar que não há melhor método de correção do que o outro.
O método mais apropriado de correção para cada paciente é aquele que melhor se adapta às suas necessidades. Portanto, é um assunto que precisa ser discutido exclusivamente com seu médico.
Uma boa avaliação pré-operatória do paciente e a análise especializada antes da escolha do método a ser utilizado garantem excelentes resultados.
Benefícios da cirurgia refrativa
Há muitas vantagens para pacientes que decidem se submeter à cirurgia
- Elimina a necessidade de usar óculos e lentes
Essas vantagens geralmente estão associadas à capacidade do olho de ver sem a ajuda de óculos ou lentes de contato que impedem ou dificultam a atividade do dia-a-dia.
Por exemplo, aqueles que praticam esportes aquáticos ou qualquer outro esporte tendem a ser mais relaxados e se sentem mais confortáveis em se exercitar, já que não precisam usar nenhum tipo de lente corretiva.
Em alguns casos, os pacientes também escolhem a cirurgia refrativa a laser para fins profissionais, pois óculos e lentes de contato são proibidos em algumas tarefas, como, por exemplo, a do piloto.
Além disso, para usuários de lentes de contato, a correção do laser libera a quantidade de tempo que eles precisam limpar e colocar diariamente por várias vezes ao dia.
2. Evita riscos de ceratite
Além disso, os usuários de lentes de contato, particularmente moles, correm um risco muito maior de danos irreparáveis ao olho (ceratite) devido à presença de um corpo estranho comparado ao risco de cirurgia refrativa.
3. Economia
O custo de mudanças frequentes das lentes, exames, novos óculos e a compra de produtos de limpeza é bem maior se comparado ao custo da cirurgia. Portanto, é uma opção bem mais econômica.
4. Mais elegante
Em alguns outros casos, existem simplesmente razões estéticas pelas quais algumas pessoas querem se livrar de seus óculos. Pois dependendo do grau, o óculos pode “pesar” na harmonia facial.
Vale lembrar que isso varia de pessoa para pessoa. Tem quem prefira o uso de óculos, enquanto outras pessoas querem se livrar dele. Ou seja, as razões e as vantagens que alguém pode ter diferem de pessoa para pessoa.
Todo mundo é responsável por si mesmo,e pode facilmente decidir quando e se vale a pena se submeter a cirurgia refrativa.
A cirurgia refrativa é permanente?
O resultado da cirurgia a laser dura a vida toda. Em alguns casos, pode haver uma ligeira recaída com o resultado de que a visão esteja ligeiramente desfocada. Nestes casos, o paciente passa por um procedimento corretivo. No entanto, a maioria dos pacientes é submetida a uma única operação.
Riscos
Os riscos da cirurgia refrativa são baixos, aliás, é realizado vários exames antes do procedimento para fazer o planejamento da cirurgia.
O próprio médico indicará o que deve e o que não deve ser feito no pós-cirúrgico. E seguindo todas as informações, dificilmente ocorrerá alguma complicação.
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!