Como a alimentação pode interferir na saúde dos olhos.

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A nossa alimentação é fundamental para a nossa saúde. Normalmente, nos preocupamos muito com a parte estética, mas é preciso pensar na saúde como um todo. Afinal de contas, nós somos o que comemos e como você não deseja ter problemas de saúde, comer de forma saudável é essencial.

Mas você está aqui para saber sobre a alimentação para saúde dos olhos e é exatamente sobre isso que falaremos a partir de agora. A visão é um dos sentidos mais essenciais para a vida e precisamos cuidar muito bem dele. O primeiro cuidado começa na sua dieta.

Veja abaixo uma série de nutrientes que fazem bem para a sua visão e quais alimentos consumir para obter os benefícios!

Vitamina C

Além de ser um poderoso agente antioxidante, melhorar o sistema imune e ajudar na construção de colágeno, a vitamina C também é um nutriente excelente para a saúde dos olhos.

O papel principal aqui vai para as substâncias antioxidantes encontradas na vitamina C. Elas conseguem reduzir o envelhecimento do cristalino e assim, também reduz as chances do indivíduo desenvolver catarata. Aliás, ela pode ser responsável por 19% desse resultado surpreendente de acordo com pesquisas.

Alimentos com grande quantidade de vitamina C são as cítricas como limão e laranja e também outras como a acerola. Lembrando que 75 miligramas dessa substância já é o suficiente por dia para mulheres e 90 para homens.

Ômega 3

Comer peixes como sardinha, atum e salmão, que são ricos em uma gordura chamada ômega 3, oferece diversos benefícios para os olhos.

Esse nutriente apresenta um efeito protetor sobre a retina. Ele evita inflamações nessa parte do globo ocular e ainda fortalece os vasos que irrigam os olhos. Além dos peixes e frutos do mar, você também pode consumir o ômega 3 nas nozes ou então no azeite. Com tudo isso é possível fazer uma salada excelente e altamente benéfica para a visão.

Zinco

Um dos sais minerais mais conhecidos pelos seus benefícios para a saúde como um todo. O zinco também é excelente para prevenir diversas doenças oculares. Por exemplo, a falta de zinco no corpo pode afetar diretamente a retina — a parte do olho na qual as imagens são formadas. Ter deficiência desse mineral no organismo pode afetar na nitidez com a qual você vê os objetos.

Vitamina A

Certamente você já estava pensando: cadê a vitamina A nesta lista? Essa substância já é bastante conhecida por melhorar a visão.

Nos vegetais, a vitamina A está na forma de carotenóides que, quando dentro do nosso corpo, se transformam em vitamina e podem assim, ajudar na visão.  Ela protege, principalmente, a córnea, parte do olho que ajuda na entrada e concentração da luminosidade. É por isso que a deficiência dela pode resultar na conhecida perda de visão noturna, ou seja, dificuldade de enxergar em locais mais escuros.

Ter uma alimentação para saúde dos olhos é de fundamental importância, especialmente pensando no futuro que é o momento no qual os problemas oculares tendem a aparecer. Uma boa alimentação não substitui as visitas ao oftalmologista, mas consegue manter os problemas de visão distantes.

Quer cuidar ainda melhor dos seus olhos? Então, veja quais cuidados ter nesse verão!

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