Cuidados com a saúde ocular na terceira idade

Tempo de leitura: 2 minutos

cuidados com a saúde ocular na 3ª idade

Conforme vamos envelhecendo, sentimos mais dificuldades de enxergar porque nossa visão se desgasta ao longo dos anos. O envelhecimento interfere em nossa visão, diminuindo nosso campo visual. Assim, é comum que, após uma certa idade, as palavras fiquem difíceis de ler e o escuro e a distância sejam grandes influenciadores na má qualidade da visão.

Além de doenças que podem atingir a visão, como a diabetes e a pressão alta, outros fatores podem interferir a qualidade da sua saúde ocular. A partir dos 60 anos, por exemplo, o paciente pode ser acometido pela catarata, doença que deixa o cristalino opaco e provoca grande diminuição visual. Esta doença ocorre para a maioria das pessoas com idade, sendo mais ou menos intensa para algumas, podendo haver histórico familiar. Os casos de catarata são corrigidos apenas cirurgicamente,

Porém, se o caso for Presbiopia, também conhecida como Vista Cansada ou Síndrome do Braço Curto, o problema é facilmente corrigido com o uso de óculos ou lentes corretoras. Casos de retinopatia (doença na retina ou degeneração macular) ou glaucoma também diminuem gradativamente a visão e são consideradas as principais causas de diminuição na visão ao longo da terceira idade.

Outra doença bastante comum é a Degeneração Macular, relacionada ao envelhecimento, se caracteriza por manchas (chamadas medicinalmente de drusas) no fundo do olho. Esta doença também é conhecida pela perda gradual e irreversível, se tornando uma das maiores causas de cegueira em idosos ao redor do mundo. Para evitar esta doença, é importante manter um estilo de vida saudável: praticar exercícios físicos, evitar o tabagismo, controlar o peso e a pressão arterial e utilizar óculos escuros sempre que necessário.

Uma outra doença muito comum é a Síndrome do Olho Seco, que afeta principalmente mulheres na pós-menopausa com alterações hormonais. Pacientes com histórico de tratamento contra o Câncer também podem sentir esses efeitos da doença. O tratamento, em geral, é a aplicação de colírios em gotas, gel ou pomadas para melhorar a irritação.

Como cuidar da saúde ocular rotineiramente:

  • compre óculos solares ou de grau apenas em lojas especializadas e sob a recomendação de um oftalmologista
  • tenha cuidado com suas lentes de contato: higienize-as de acordo com as especificações do médico, como com água filtrada ou colírio específico
  • evite o risco de contaminação não passando a mão suja nos olhos
  • sempre retire as lentes de contato antes de dormir para promover a respiração da córnea
  • consulte o oftalmologista regularmente
  • em casos de mergulho no mar e na piscina, sempre feche os olhos, pois os dois tipos de água possuem substâncias impuras que podem irritar seus olhos e afetar sua visão a longo prazo.

 

De forma geral, é muito importante estar atento à sua saúde diária e perceber possíveis sintomas em seus olhos. Cuide bem da saúde dos seus olhos e conte com um oftalmologista especializado regularmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *