Proteja bem seus olhos nesse Verão com essas 5 dicas !

Tempo de leitura: 3 minutos

proteja bem seus olhos nesse verão com essas 5 dicas !

O Verão é uma época que pede muitos cuidados com o corpo. Entre os principais estão hidratação frequente, protetor solar em todo o corpo, cuidados com a exposição ao sol e ingestão de alimentos leves e que tragam energia. O que muitos pacientes se esquecem é de cuidar dos olhos, que também sofrem as consequências dessa época quente, abafada e, muitas vezes, chuvosa.

No meio de tantas mudanças de temperatura, os olhos também sofrem com essa estação tão úmida, o que pode favorecer doenças e infecções. Como é de se imaginar, o principal cuidado que devemos tomar para proteger os olhos é com os raios solares, que podem causar infecções na córnea e problemas graves na retina. A luz ultravioleta em grande quantidade causa muita sensibilidade aos olhos e pode, realmente, queimar as córneas.

Saiba quais os cuidados mais importantes que você deve ter com a saúde dos seus olhos neste inverno:

 

  • Tenha sempre um óculos de sol por perto

 

Os óculos filtram boa parte da radiação emitida pelo sol, fator que protege seu olho de grande exposição aos raios prejudiciais. Os óculos também podem oferecer ótimos cuidados com os olhos na praia, pois formam uma barreira contra o vento, a areia e a maresia. Evite comprar óculos em camelôs e lojas que fornecem produtos de baixa qualidade, pois itens ruins podem afetar sua visão.

  1. Lave bem suas mãos e evite colocá-las nos olhos

Uma das doenças mais comuns do Verão é a Conjuntivite, que é viral e causa vermelhidão, inchaço e, às vezes, pus nos olhos. O correto é não passar a mão nos olhos, evitar grandes aglomerações nesta época do ano e procurar um oftalmologista com rapidez caso sinta desconforto ocular. A Conjuntivite também pode ser transmitida pelas bactérias presentes nas águas da piscina e do mar, e você deve evitar soro fisiológico nos olhos.

  1. Cuidado com os eletrônicos

Nesta época de férias, é comum que as crianças e adolescentes passem mais tempo em frente às telas de TV, computador e smartphones. Estimule atividades ao ar livre para que os olhos dos pequenos possam descansar dos eletrônicos, que, se consumidos em excesso, causam irritação, desconforto ocular, dores de cabeça e ardência nos olhos.

  1. Evite sair ao sol nos horários de picos

Se os dermatologistas indicam evitar sair ao sol em determinadas horas do dia, o mesmo vale para os olhos. Há momentos em que a luminosidade é tão alta que pode, momentaneamente, cegar você ou provocar pontos pretos em sua visão. Tome cuidado com os horários de pico.

  1. Protetor é para a pele, não para os olhos

Na praia é preciso retocar o protetor solar e, às vezes, a mão está muito cheia do produto, que acaba tendo contato com os olhos das crianças. Isso pode ser evitado limpando bem as mãos antes de reaplicar a proteção solar e, caso aconteça, lave com água limpa e corrente e leve seu filho ao encontro do oftalmologista.

 

Mudou a estação? Procure um oftalmologista de confiança para indicar os cuidados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *