A saúde dos olhos do seu bebê

Tempo de leitura: 3 minutos

a saude dos olhos do seu bebe

Os bebês, quando chegam ao mundo, saem de um ambiente que está muito bem protegido da luz, do frio e das influências externas do ambiente: o útero da mãe. Por não terem o sistema imunológico muito bem formado ainda, muitas vezes adoecem com facilidade e demonstram sintomas de incômodo para sinalizar que há algo de errado.

Desde o início, é importante observar a cada momento a saúde do seu bebê e tomar muito cuidado, principalmente, com a saúde ocular dele. Um dos profissionais mais procuradas nesta fase recém-nascida é o oftalmologista pediatra e, em geral, a primeira consulta é realizada entre os 4 e 8 meses de vida do bebê, mas os cuidados mais importantes vão do nascimento ao primeiro ano.

Como cuidar dos olhos do meu bebê

Nos primeiros dias de vida, deve ser feita a limpeza do seu bebê, tomando o cuidado necessário para evitar que qualquer sujeira entre em contato com os olhos dele. Além disso, é obrigatório por lei utilizado o Nitrato de Prata, substância administrada na forma de colírio.

Também é essencial realizar o teste do olhinho no seu filho, exame que observa o reflexo da luz emitida pelo aparelho na retina, através de um oftalmoscópio, para identificar quaisquer problemas oculares de nascença.

Os bebês apenas distinguem vultos e sombras e, se tudo correr bem com sua visão, eles passam a enxergar conforme vão aprendendo a desenvolver os outros sentidos, como tato e audição. Porém, durante os primeiros meses de vida, é muito importante que os olhos de seu bebê não tenham contato direto com luzes fortes, pois esse fator pode prejudicar, a longo prazo, a qualidade da visão de seu filho.

Como realizar a limpeza dos olhos?

A limpeza é bem simples, mas deve ser feita com muito cuidado. Utilize apenas gaze ou paninho limpo molhado em água filtrada e, se possível, fervida. Faça movimentos delicados e tenha a mão leve, sem apertar os olhos ou esfregar muito. É muito importante não passar as mãos nos olhos do bebê, pois esse ato transmite bactérias e pode deixar os olhos muito irritados.

O que é Oftalmia Neonatal e Obstrução do Canal Lacrimal?

A Oftalmia Neonatal é uma espécie de conjuntivite que acomete bebês recém-nascidos de até 28 dias. É uma infecção que ocorre durante o parto, causada pela falta de cuidados no nascimento com secreções da mãe. Para evitar esta infecção, os médicos utilizam o colírio de Nitrato de Prata. Além disso, caso seu bebê apresente olhos avermelhados e com lacrimejamento, pode ser que ele esteja com o canal lacrimal obstruído, o que deve ser tratado por um oftalmologista e com as indicações adequadas.

Se o seu bebê estiver resfriado ou gripado, ele também pode apresentar olhos lacrimejantes, levemente inchados ou vermelhos; mas, em geral, estes sintomas são acompanhados por outros característicos das viroses. E se, por acaso seu bebê apresentar um lacrimejamento amarelado, é importante levá-lo ao oftalmologista o mais rápido possível para diagnóstico e tratamento.

Estes cuidados são muito importantes no dia-a-dia, até que seu filho (a) aprenda, aos poucos, a limpar os próprios olhos e identificar possíveis problemas. Com a saúde dos olhos não se brinca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *