Fadiga visual: quais as causas e como identificar

Tempo de leitura: 2 minutos

Cansaço nos olhos, vista cansada e fadiga ocular são sinônimos para o mesmo incômodo: a fadiga visual. Bem mais comum em pacientes que passam muito tempo lendo ou em frente ao computador, TVs e smartphones, seja por trabalho ou lazer, este é um mal que se manifesta por vermelhidão nos olhos, inchaço, dor de cabeça, aumento da sensibilidade à luz, desconforto e visão turva ou dupla.

O cansaço visual é causado por alguns agentes e, em sua forma mais comum, pode ser resolvido apenas com repouso. Porém, dependendo do grau de incômodo ou de desenvolvimento do problema, é necessária a interferência de um oftalmologista.

Como posso evitar esse desconforto?

  1. Regule a luz dos dispositivos e diminua o brilho das telas até que fique confortável para o uso
  2. Após um longo período usando dispositivos digitais, dê uma pausa e procure fazer alguma atividade longe das telas
  3. Caso trabalhe em frente ao computador, ajuste o tamanho dos textos e o contraste da fonte nos documentos
  4. Em dias de sol, use óculos escuros para proteger suas pupilas
  5. Elimine fortes luzes externas com persianas e cortinas
  6. Aposte em luzes com menor intensidade dentro de casa e do escritório
  7. Evite o uso de dispositivos digitais antes de dormir e logo ao acordar
  8. Beba mais água para manter seus olhos hidratados
  9. Siga as recomendações do oftalmologista e, se necessário, use seus óculos de correção
  10. Evite fazer longas leituras noturnas e forçar muito a visão neste período do dia
  11. Modifique sua rotina de trabalho: faça atividades durante 20 ou 30 minutos e tire uma pausa. Alguns métodos de concentração já incentivam esta prática e isso contribui também para o seu conforto visual
  12. Ajuste sua cadeira para a altura ideal, na qual seu rosto fica em linha reta com a tela, nem para cima nem para baixo
  13. Lembre-se de piscar para umedecer os olhos
  14. Ao fim de dias longos de muito trabalho, faça compressas mornas nos olhos fechados
  15. Consulte um oftalmologista e peça colírios lubrificantes ou métodos para ter mais conforto no trabalho e lazer em frente às telas
  16. Aposte no umidificador de ar para regular a umidade do ambiente
  17. Não se automedique, isso pode piorar a irritação e atrapalhar os resultados do tratamento
  18. Limpe regularmente as telas que você utiliza, pois digitais, poeira e sujeira podem dificultar a leitura e fazer você forçar mais a visão
  19. Durma bem: além de revigorar o corpo, uma boa noite de sono limpa a sua visão e te prepara para um novo dia.

O que mais pode causar fadiga visual?

Problemas de visão como astigmatismo, hipermetropia, miopia e presbiopia, se não forem tratados e/ou corrigidos, aumentam o esforço dos olhos e impulsionam o cansaço ocular. Por isso, é provável que você tenha dificuldades maiores se possuir algum deles e forçar muito seus olhos. A fotofobia também piora essa síndrome, pois causa dor, e irritação nos olhos.

Consulte sempre um oftalmologista em quaisquer casos de queixa e desconforto: ele saberá avaliar corretamente, detectar a causa e indicar o melhor tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *