Pós-operatório da cirurgia de catarata: tudo que você precisa saber

Tempo de leitura: 3 minutos

Pós-operatório da cirurgia de catarata: tudo que você precisa saberA catarata é a principal causa de cegueira entre os brasileiros e é mais comum em pessoas acima de 60 anos. Essa é uma doença que faz uma alteração no cristalino uma parte do olho que funciona como uma espécie de lente natural, dando maior foco aos objetos. Com o passar do tempo, essa lente fica cada vez mais opaca por conta da catarata e assim, a cirurgia se faz necessária.

A cirurgia de catarata é essencial e consegue resolver o problema em 90% dos casos. Por isso, esse é um dos tratamentos mais recomendados pelos oftalmologistas. Nem sempre a cirurgia é necessária, especialmente no estágio inicial. O processo em si dura cerca de 10 a 15 minutos e o paciente pode voltar para casa no momento seguinte.

Assim que isso ocorre, é o momento mais importante: o pós-operatório. Ele é que vai determinar o sucesso da cirurgia. Afinal de contas, se o paciente não seguir todas as recomendações médicas, o procedimento pode ir por água abaixo.

Vejamos então quais são os principais cuidados que o paciente deve seguir após a cirurgia de catarata!

Use todos os medicamentos rigorosamente

Antes de sair da clínica, o médico prescreve alguns medicamentos, basicamente colírios e também anti-inflamatórios e outros que o paciente deve tomar criteriosamente. Os horários devem ser seguidos, afinal de contas, os remédios possuem uma janela de tempo para funcionar.

Quando o oftalmologista diz que aquele colírio deve ser aplicado de 12 em 12 horas, significa que ele age durante 12 horas e é necessária uma nova dose para que ele continue realizando a sua função.

Fique longe da maquiagem

Muitas são as mulheres que não saem de casa sem uma base, um corretivo, um rímel e todos aqueles produtos. É necessário ser vaidosa e isso melhora a autoestima, mas enquanto você estiver no pós-operatório da cirurgia de catarata, a maquiagem vai ter que esperar.

O pó compacto, as substâncias da base, do corretivo e de outros componentes podem entrar no olho e causar uma inflamação. Essa situação, por consequência pode trazer graves danos para a cirurgia e, consequentemente, para a visão.

Não abaixe a cabeça

Tenha muito cuidado com a posição da sua cabeça durante o pós-operatório da cirurgia de catarata. Quando a cabeça está baixa, mais sangue vai para aquela região — situação facilitada pela ação da gravidade — e isso pode aumentar a pressão intraocular. Portanto, fique atento!

O mesmo podemos dizer sobre carregar peso. Não faça nenhum tipo de esforço físico, pois isso também aumenta a pressão nos olhos e pode prejudicar a cirurgia.

Não coce ou esfregue os olhos

Parece até óbvio não coçar ou esfregar o olho que acabou de passar pela cirurgia não é mesmo? Mas algumas pessoas fazem tanto isso, que se tornou um hábito difícil de controlar. Portanto, você deve ficar sempre atento e evitá-lo. Aliás, esse é um hábito que não deve ser praticado nem mesmo no olho que está saudável.

Se você quer que o seu pós-operatório da cirurgia de catarata aconteça da melhor forma possível, não tem segredo, basta seguir todas as orientações do seu oftalmologista, tomando as medicações e fazendo as revisões na data certa.

Tem alguma dúvida? Então deixe-as nos comentários para que possamos respondê-las!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *