Saiba como a Cirurgia Refrativa pode melhorar o rendimento dos Atletas.

Tempo de leitura: 2 minutos

Problemas de visão prejudicam qualquer pessoa, mas para os atletas há um prejuízo ainda maior. Afinal de contas, eles precisam ter precisão quanto à profundidade, boa visão periférica, entre outras coisas para garantir um bom desempenho durante o treinamento e as competições.

A visão é um dos sentidos mais importantes que temos e representa 85% de todos os estímulos que recebemos no dia a dia. Se você é um atleta e está tendo dificuldades, deve começar a pensar na cirurgia refrativa.

O que é a refração?

A refração é um fenômeno óptico que estudamos lá no ensino médio, na matéria de física. Trata-se de um desvio que a luz sofre ao passar de um meio para o outro. No caso do ser humano é um desvio que ocorre quando a luz sai do ar atmosférico e entra no globo ocular, ou seja, passa por locais de diferentes densidades.

Assim, um problema como esse na visão pode prejudicar consideravelmente o desempenho de diversos atletas. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia 33% da população brasileira possui algum tipo de problema de visão relacionado à refração.

Como a cirurgia refrativa pode ajudar?

O problema da refração pode ser corrigido com o uso de óculos ou lentes de contato. O problema é que os óculos podem causar ferimentos e as lentes podem sair do lugar. Por causa disso, muitos atletas preferem não usar nenhuma medida corretiva, reduzindo assim a o desempenho durante as atividades.

A cirurgia refrativa é uma ótima solução para esse tipo de problema e vamos falar agora sobre as duas técnicas mais utilizadas:

PRK

É mais indicada para atletas que realizam esportes de alto impacto como boxe, basquete, futebol, ou seja, modalidades que costumam ser mais agressivas e há o contato físico constante com outras pessoas de forma abrupta. Nesse caso, a córnea fica mais resistente e também ajuda na prevenção do olho seco. A aplicação do laser ocorre apenas na superfície externa.

Esse tipo de cirurgia consegue corrigir até 5 graus de miopia e você pode voltar a realizar suas atividades de 3 a 4 dias. A visão estabiliza entre 3 a 6 meses.

Lasik

Indicado para outros tipos de esportes como maratona e ciclismo, ou seja, esportes que tenham de um impacto leve à moderado. Essa técnica consegue oferecer uma correção de até 8 graus de miopia. O procedimento é realizado por meio de um laser guiado por computador e ainda permite que 30% do tecido da córnea seja economizado.

Imagem relacionada

Uma outra vantagem desse tipo de cirurgia é que ela permite o retorno às atividades com apenas 24 horas após o processo.

Há contraindicações?

Como praticamente tudo na área da saúde, a cirurgia refrativa não pode ser indicada para todos e cabe ao oftalmologista analisar, por meio de uma avaliação completa, se é o caso. Pacientes que possuam ceratocone, ambliopia, diabetes, doenças autoimunes, catarata, glaucoma ou herpes ocular não estão indicados para esse tipo de procedimento.

Ajude outras pessoas a melhorar a saúde da visão e compartilhe este post nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *