Entenda as conexões entre Enxaqueca e seus olhos.

Tempo de leitura: 3 minutos

A enxaqueca é um problema que afeta milhares de pessoas. Essa condição atinge 1% da população mundial e já é considerada uma doença incapacitante pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

No Brasil, são mais de 30 milhões de pessoas com enxaqueca e os sinais já podem aparecer desde a infância. Ela é uma doença crônica e que pode causar outros problemas como a enxaqueca oftálmica.

Para saber mais como a enxaqueca pode afetar a visão, vamos conhecer um pouco mais sobre essa doença.

Resultado de imagem para doença meningite

Quais as causas da enxaqueca?

Para muitos, a enxaqueca é algo insuportável e pode ser necessário ir a uma emergência por causa das fortes dores. Ela é caracterizada por uma dor que se forma apenas em um dos lados da cabeça, persistente e recorrente.

Muitas das causas das dores de cabeça comuns também são as desencadeantes da enxaqueca. Por exemplo, o estresse, desequilíbrio na síntese de neurotransmissores como a serotonina e processos inflamatórios podem ser algumas das causas. A enxaqueca também pode estar relacionada com a alimentação deficiente em nutrientes como sais minerais e vitaminas.

Como a enxaqueca afeta a visão?

É comum um paciente chegar ao consultório do oftalmologista se queixando de dor de cabeça achando que a causa da dor é uma alteração no grau de visão. Porém, ela pode estar relacionada com a enxaqueca e precisa ser resolvida com a ajuda de um neurologista.

Alterações na visão são algumas das consequências da enxaqueca. Esse sinal também pode vir seguido de tonturas, sonolência, intolerância à luz forte e a som de alto volume. A enxaqueca oftálmica, também chamada de retiniana se difere dos outros tipos justamente por afetar a visão.

As manifestações clínicas encontradas na visão por conta da enxaqueca são muitas como:

  • dor na região ao redor dos olhos ou nos olhos propriamente dito;
  • fixar a visão, por um tempo razoável em locais de luz intensa como computadores, celulares, televisão e outros, pode desencadear a enxaqueca;
  • coceira ocular, sensação de cisco no olho ou lacrimejamento podem indicar que uma enxaqueca está por vir;
  • embaçamento e escurecimento da visão pode ocorrer e pode ser chamado de aura de enxaqueca. Também podem aparecer pontos de luz no campo visual. São sinais e sintomas que podem acontecer cerca de 15 até 60 minutos antes do início da crise;
  • um sinal que acontece em algumas pessoas é a pálpebra caída (ptose palpebral) no olho em que está a dor. Terminada a crise, o olho volta ao normal.

Como é feito o tratamento?

O primeiro passo é descobrir as causas das dores. Pode ser a enxaqueca que esteja causando o problema visual ou pode ser uma patologia ocular que desencadeia a enxaqueca. Por exemplo, pacientes que possuem hipermetropia, astigmatismo ou miopia podem desencadear uma crise ao final de um dia por causa do esforço visual que realizam. Essa queixa é chamada também de astenopia e costuma ser resolvida com o uso de lentes corretivas.

Mas, se for o inverso, ou seja, se for a enxaqueca a causa da dor nos olhos, então o paciente deve buscar a ajuda de um neurologista.

Compartilhe essas informações com outras pessoas nas suas redes sociais e ajude-as a ter uma vida mais saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *