Conheça a Campanha Abril Marrom – Camargo Zambrin

Tempo de leitura: 5 minutos

Abra os olhos para o Abril Marrom

abril marrom hospital de olhos camargo zambrin anápolis
Estamos sofrendo de um
mal chamado falta de tempo, ou melhor, má gestão dele. Nos ocupamos com algumas coisas que não são tão importantes, e identificar o que é e não prioridade, é de extrema valia nos tempos de hoje.

“ É melhor prevenir do que remediar”

A verdade é que preocupamos com a nossa saúde somente quando sentimos algo, e quando se vê, já está em estado avançado; pois na maioria dos casos, as doenças e sintomas são silenciosos. O famoso ditado acima reflete é um conselho sábio que não é posto em prático por boa parte das pessoas; então, cuide e priorize Você, sua saúde e seu tempo!

A dica de hoje é sobre o Abril Marrom, que por sua vez é um movimento desconhecido pela metade da população brasileira.

O que é Abril Marrom?

A Camargo Zambrin apoia causas como o Abril Marrom, que é uma campanha de conscientização que possui como objetivo prevenir e combater diversas espécies de cegueira.

Atualmente a cegueira atinge cerca de 1,2 milhões de pessoas no Brasil. Todas perderam suas visões por não sentirem os sintomas e descobrirem em um momento em que não se conseguia o tratamento, por isso mais uma vez: “É melhor prevenir do que remediar”

E como o Abril Marrom pode ter sucesso?

Simples, através do exame preventivo, que levará a um diagnóstico e caso dê algum problema, o mesmo pode ser tratado precocemente.

Curiosidades

  • Cerca de 60% das doenças que causam cegueira podem ser tratáveis;
  • 70% dos portadores de Glaucoma não estão em tratamento, pelo fato da doença não apresentar nenhum sintoma;
  • 44% das pessoas no mundo acreditam que não precisam realizar o exame de vistas com frequência, porque consideram seus olhos saudáveis simplesmente pelo fato de estar enxergando;
  • Após os 40 anos de idade é necessário realizar o exame preventivo para diagnosticar Glaucoma e Catarata;
  • Principal causa de cegueira na INFÂNCIA é a Catarata Congênita;
  • A nossa visão é responsável pela captação de 85% das informações processadas em nosso cérebro;
  • Diabéticos, crianças, adultos acima de 40 anos de idade são os principais alvos de doenças oculares que provocam a cegueira.

As principais doenças que mais causam cegueira

CATARATA
A Catarata é uma doença que atinge pessoas com idade acima de 50 anos, caracterizando-se pela perda da transparência ou opacidade do cristalino, que é a lente localizada atrás da Íris, conforme a imagem abaixo.

abri marrom hospital de olhos camargo zambrin

 

Classificação da Catarata: Secundária e Senil

Secundária: A Catarata de classificação secundária ocorre por dois fatores, sendo eles: Problemas oculares ou sistêmicos.
Senil: Já a Catarata Senil normalmente é causada pelo envelhecimento natural do cristalino, por isso atinge tantas pessoas com idade entre 40 e 50 anos.

Principais sintomas da Catarata:

-Dificuldade para enxergar e dirigir à noite;
-Dificuldade em enxergar objetos em ambientes com pouca luz;
-Visão dupla;
-Dificuldade em enxergar as cores;
-Embaçamento visual;
-Perda parcial da visão.

catarata camargo zambrin hospital de olhos anapolis

Conheça nossa especialista em Catarata aqui no Hospital de Olhos Camargo Zambrin, clique aqui: Dra. Maria de Fátima Camargo | CRM-GO 7402

RETINOPATIA DIABÉTICA
A Retinopatia é qualquer patologia (Doença) relacionada a retina; segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes essa doença acomete mais de 15 milhões de pessoas. A mesma se for tratada incorretamente impacta negativamente na função dos vasos sanguíneos, e nesse caso eles levam sangue e oxigênio para as células da retina, e isso provoca a Retinopatia Diabética, e não buscando tratamento a doença se agrava e desencadeia a cegueira.

[PERIGO] Essa doença tem caráter silencioso, ou seja, não apresenta nenhum sintoma. Alguns podem ser súbitos, já outros indolores. Então, portadores de Diabetes devem visitar com frequência um hospital de olhos.

Controlando a Diabetes e mantendo o tratamento correto da retinopatia diabética é possível impedir a evolução da cegueira. Aqui na Camargo Zambrin, possuímos especialistas em
Retinopatia Diabética, com uma vasta experiência. Para conhecê-la e agendar uma consulta sem compromisso, clique aqui: Dra. Thaís Alves Braga | CRM-GO 12132

Principais sintomas de Retinopatia Diabética:

-Distúrbio de visão;
-Perda de visão;
-Visualização de pontos;
-Visão distorcida ou visão embaçada.

GLAUCOMA
Sem sombra de dúvidas a doença que mais causa cegueira no mundo é o Glaucoma, provocando a perda irreversível da visão. A doença é silenciosa e traz muitas consequências.

O Glaucoma surge quando o nervo óptico começa a apresentar problemas. Imagine atrás da sua estante de televisão, existem vários fios não é verdade?! Agora imagine só se alguns deles começarem a aparecer defeitos. Essa é a doença! Explicando de maneira simples, é quando a funcionalidade dos cabos não chegam a televisão, e o primeiro sintoma que pode apresentar é a sua TV queimar, e daí já é tarde.

Dessa mesma forma é o Glaucoma. É quando a informação não percorre mais de maneira correta o caminho entre o olho e cérebro, ou seja, provocando no trajeto um ponto cego, causando ruído na informação. Esses pontos cegos são silenciosos e crescem de maneira gradativa, até causar um dano irreparável, por isso, toda atenção é pouca!

Resumindo, o Glaucoma é causado pelo aumento da pressão intraocular, seu principal objetivo é destruir todo o nervo óptico. O nervo óptico é o responsável por levar as informações que vemos ao cérebro e levá-los a nossa visão; pois a nossa visão é responsável pela captação de 85% das informações processadas em nosso cérebro.

Para conhecer nossos médicos especialistas da Camargo Zambrin, basta clicar aqui: QUERO CONHECER OS MÉDICOS

Aproveite o Abril Marrom e agende uma consulta sem compromisso. Basta clicar no botão abaixo, preencher com os seus dados e logo entraremos em contato para conversar melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *