Alertas para o início deste verão

Tempo de leitura: 3 minutos

O verão começou há pouco tempo, dia 21 de Dezembro e chegou praia, sol e férias! Mas com muitos riscos a sua saúde também; por isso trouxemos algumas dicas para aproveitar melhor essa estação do ano com muita responsabilidade, vamos lá!

Proteção Solar

No verão os raios ultravioletas ficam mais agressivos, por isso é necessário muito cuidado. Evite ficar exposto ao sol no período de 10h às 16h, pois nesse horário o sol está muito intenso e você pode se sentir mal, fadigado e até ter uma queda de pressão.

Há cada três horas reforce o protetor solar. Isso irá diminuir o surgimento de manchas e câncer de pele. Esses cuidados e reforço do protetor solar devem acontecer tanto para ambientes externos/abertos como praia, clubes, piscinas, cachoeiras e etc, quanto em ambientes internos/fechados como lâmpada de escritório, tela de computadores e Smartphone. Por isso a dica é usar boné, chapéu e óculos. Assim você evitará rugas, manchas, linhas de expressão, envelhecimento precoce e dores ao redor dos olhos.

Ceratose Actínica

A Ceratose Actínica são manchas avermelhadas e ásperas localizadas em algumas regiões do corpo como: Rosto, orelhas, mãos, lábios, colo, ombros, braços e até no couro cabeludo. Essas manchas além de serem escamosas, podem surgir para pessoas que ficam muito tempo expostas ao sol, o que provoca câncer de pele. Normalmente essa doença afeta idosos que passaram anos expostos ao sol, porém é muito comum surgir nas idades entre 19 a 35, 36 a 41, 42 a 60, e acima de 60 anos.

É necessário também dar uma atenção maior às crianças, pois as mesmas não tem o costume de usar protetor solar. Vale ressaltar que nessa época do ano, muitos viajam para praias, clubes, cachoeiras e etc; então as crianças são alvos não somente dessa doença, mais também da conjuntivite que pode ser infecciosa, alérgica ou até mesmo viral. As crianças quando estão expostas ao sol e água, mergulham de olhos abertos e isso contribui para um problema maior. Todo agente químico, físico e biológico que estão presente no mar ou em piscinas podem inflamar nosso olhos e toda superfície, por isso use óculos de natação e muito protetor solar.

Alimentação

O calor dificulta o metabolismo e com isso o processo de digestão fica mais demorado. O ideal é consumir alimentos leves, antioxidantes e ricos em água para manter o corpo e a pele hidratada. Frutas, legumes, verduras, alimentos que são fontes de fibras, vitaminas e cereais como salada, picolé, carnes brancas assadas, cozidas ou grelhadas.

Atividade Física

A atividade física é fundamental em todas as estações do ano, porém, no início do verão é necessário tomar mais cuidado, pois o risco de desconforto e fadiga é maior, pelo intenso calor no verão. Evite exercícios no período de 10 às 16h, pois é a hora em que o sol está mais forte. Lembrando sempre de consumir muita água e respeitar as pausas. A exposição prolongada causa muitas doenças, como o Câncer de pele por exemplo, além de provocar manchas e envelhecimento. Se você já faz algum tipo de exercício físico, ótimo! Caso não, listamos algumas dicas para você começar com tudo:

  • Caminhada, Pular Corda, Exercícios funcionais em casa, Corrida de rua, Pilates, Academia, Natação, Dança, Yoga, Crossfit, Hidroginástica, Vôlei, Patins, Alongamento, Jiu Jitsu, Bike, Zumba, Capoeira, Ballet, Skate, Slackline.

Fique em dias com a sua saúde. Para agendamento de consultas, acompanhamento do grau ou orçamentos, clique no botão abaixo, preencha com os seus dados que nós entraremos em contato. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *