O que são aquelas coisas estranhas que você vê flutuando?

Tempo de leitura: 1 minuto

Você já notou algumas pequenas manchas ou nuvens que ficam flutuando no olho? Calma, não se assuste! É algo muito comum e que acontece na maioria das pessoas. A equipe do Hospital de olhos Camargo Zambrin preparou uma explicação pra sanar as suas dúvidas a respeito do assunto.

Estas linhas onduladas chatas são pedaços gelatinosos de um líquido que fica dentro do vítreo (parte gelatinosa e transparente do olho) chamados de moscas volantes e são compostas basicamente de água, proteínas e outras substâncias, presentes no aparelho ocular.

As moscas volantes são vistas geralmente quando se olha para superfícies brilhantes, como um pedaço de papel branco ou um céu azul e elas se movem conforme os olhos se mexem.
O aparecimento das moscas volantes vai se tornando frequente à medida que envelhecemos porém, geralmente não atrapalha a visão e o indivíduo se acostuma com elas.

Agora, os médicos do Hospital Camargo Zambrin alertam, que em muitos casos pode haver uma a rasgadura da retina que é acompanhada de sangramento, podendo levar ao descolamento de retina e pode ser perceptível ou até mesmo confundida com moscas volantes. Por isso, se nesses casos a visão ficar embaçada e turva, é aconselhável procurar seu oftalmologista assim que possível para um exame de fundo de olho ou mapeamento de retina.

Uma dica que pode diminuir o desconforto causado pelas moscas volantes é olhar para cima, para baixo e para os lados, fazendo com que o fluído interno do vítreo se mova e reacomodando-as.

Uma outra dica dos médicos do Hospital Camargo Zambrin é que agende sempre visitas rotineiras ao oftalmologista e faça exames de mapeamento de retina para verificar se sua retina sofreu alguma alteração.

Ficou alguma dúvida? Comente aqui em baixo que a equipe do Hospital Camargo Zambrin terá o maior prazer de responder.

 

Leu a matéria e ainda restou alguma dúvida? Deixe o seu comentário logo abaixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *